sexta-feira, 24 de junho de 2016

A IMPORTÂNCIA DE CONSCIENTIZAR AS PESSOAS PARA O RISCO NO AMBIENTE DE TRABALHO



É comum vermos acidentes no ambiente de trabalho que poderiam ser evitados, de certa forma, caso houvesse uma atenção especial, não só por parte dos empregadores, mas, como também, de todos os que estão expostos ao risco.

Ainda que as empresas invistam em Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), se os colaboradores não estiverem dispostos a mudarem seus hábitos no desempenho diário de suas tarefas, a chance de ocorrer um acidente é muito grande.

Pensando nisso, resolvemos escrever um artigo sobre a importância de conscientizar as pessoas quanto ao risco de acidentes no trabalho e como diminuir seus efeitos negativos através da utilização de equipamentos de proteção.

1)    Identifique os riscos

Primeiramente, analise e mapeie os possíveis riscos envolvidos no seu ambiente de trabalho. Como, por exemplo, riscos ergométricos, trabalho em altura, aproximação de locais tóxicos, entre outros. Após identificá-los e ponderá-los, estabeleça todas as medidas necessárias para evitar que estes possam causar a algum acidente.
Durante sua análise, é importante verificar se a sua empresa atende de maneira correta todos os requisitos normativos vigentes.




2)    Comunique os riscos

Ao comunicar os riscos aos envolvidos, utilize uma linguagem simples e clara, de modo que todos, independentemente, do nível hierárquico ou escolaridade, possam compreender. Uma dica é sempre utilizar ilustrações que estejam dentro da realidade do seu ambiente de trabalho. Pois, essas proporcionarão uma visão mais objetiva e realista ao colaborador.
É indispensável educar os colaboradores, por exemplo, quanto à maneira correta de operar máquinas, utilizar ferramentas, equipamentos e sistemas, os orientar quanto à forma de acesso correta a locais que possam apresentar risco à segurança, entre outras instruções relevantes.
Identifique e explore os melhores meios de comunicação, utilize aqueles que mais impactarão seu público, sejam eles, por meio de placas de aviso, e-mail marketing informativo, cartilhas, e-books, palestras, vídeos, treinamentos, entre outros.

Devido notabilidade do assunto, é de extrema importância que os riscos sejam revistos e retransmitidos com frequência, a fim de evitar que caiam no esquecimento.





 • PALESTRAS E TREINAMENTOS
                               










 VÍDEOS
O vídeo abaixo é muito interessante para ajudar a conscientizar a equipe sobre a importância dos EPIs e os riscos de queda:





     • PLACAS INFORMATIVAS












3)    Oriente sobre a utilização dos EPIs

Muitas empresas apenas entregam os EPIs para seus colaboradores sem ao menos explicar como, quando e o porquê esses devem ser utilizados. Essa atitude descompromissada e nada educativa na entrega dos equipamentos de segurança faz com que o colaborador não se conscientize sobre sua necessidade e utilidade vital. Sendo assim, é provável que o empregado não os utilize ou não o faça da maneira correta. O que por sua vez, aumenta a chance de acidentes com consequências graves e até fatais.
É essencial orientar a todos sobre a importância da utilização correta dos EPIs. Além de educar, a empresa deve fiscalizar o bom uso de EPI, e advertir o colaborador quando não o utilizar ou não o fizer da maneira apropriada.






4)    Mantenha o ambiente organizado

Podemos usar como exemplo uma situação com a qual nos deparemos com frequência ao acessar os telhados de nossos clientes. Devido à baixa periocidade com que as empresas acessam seus telhados, ao fazê-lo é comum encontrarmos materiais diversos e lixo acumulado, abandonados nas coberturas. Esses dejetos expõem nossa equipe ao risco de tropeçar, escorregar e eventualmente até mesmo sofrer uma queda do telhado.
Sendo assim, é indispensável conscientizar todo o time sobre a importância de sempre manter o ambiente de trabalho organizado e limpo, seja ele externo ou interno. Locais desorganizados tendem a aumentar as chances de ocorrer acidentes.



                                                                     
                                                                       x








Saiba mais, baixe todo o material: